segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sou Pernambuco



"Vi maravilhado o lindo mar
 Num simples barco naveguei
 A brisa veio a mim bem sutil
 Um sol imenso de se invejar
 Com tal universo conversei

 No mangue depois estive
 Paisagem sempre imponente
 O carangueijo lá sobrevive
 Lembrei de Science - que mente!

 Tomei banho no grande rio
 A água doce entrou na alma
 De dentro só veio a calma
 Para longe, claro, foi-se o vazio

 Belo Pernambuco miscigenado
 Assim como o povo, a natureza
 Ainda há pela terra ser desapaixonado?
 Se sim, deve não ter certeza

 Mudo a opinião contrária
 Basta conhecer, pra cá vir
 No estado sei que há desigualdade
 Triste perceber, saber, sentir

 Em contrapartida, há o índio em nós
 No povo ferve hospitalidade
 Veio do negro nossa forte voz
 Que protesta contra a brutalidade

 Nação maracatu, frevo, manguebeat
 Esqueça o preconceito de fora
 Tal preocupação não tem mais hora
 É, pernambucano, não os imite

 Faço a todos um convite: sintam Pernambuco"

2 comentários:

  1. Um texto de um pernambucano inteiramente pernambucanizado pelas coisas do nosso tão amado Pernambuco...Uma elegia praticamente a essa terra sofrida mas tão nossa...Salve Pernambuco! Salve os novos poetas!

    ResponderExcluir
  2. "Minha cidade menina dos olhos do mar,dos rios que levam meu coração,do sol que começa a raiar.
    É por você que eu peço na minha loa por essa gente tão boa abre um sorriso e canta.
    Minha cidade das vilas, dos manguezais
    dos altos e dos coqueiros,da fé que move o futuro."

    ResponderExcluir